Se tem um assunto que dá o que falar é a barba. Mas quanto mais se fala, mais informações pouco precisas aparecem. Se você quer conhecer mitos e verdades sobre barbas que circulam por aí, você veio ao lugar certo.
Neste post, reunimos 5 “fatos” sobre barbas que costumamos ouvir, mas que nem sempre correspondem à verdade. Vem com a gente conferir!
1. A barba favorece o aparecimento de alergias respiratórias
Mito! Se você realiza corretamente a higiene da barba, não tem por que temer que ela se torne um depósito de ácaros, pólens e poeiras.
Pelo contrário: os pelos da barba funcionam como uma barreira que impede a entrada de substâncias alergênicas nas vias respiratórias, diminuindo a incidência de crises de asma e alergias.
2. Homens com barba são mais atraentes
Verdade! Em um estudo recente publicado na revista Evolution and Human Behaviour, os cientistas concluíram que a presença da barba eleva a masculinidade e dominância do homem, tornando-o mais atraente.
3. A barba não nasce depois dos 20 anos
Meio mito, meio verdade! A barba começa a aparecer na adolescência, durante a puberdade. A grande responsável por isso é a testosterona, mas a disponibilidade de pelos faciais é programada geneticamente.
Para a maior parte dos homens, o preenchimento da barba ocorre, em média, até os 20 anos. Entretanto, alguns homens só terão o rosto preenchido perto dos 30 anos.
Há ainda alguns homens que só terão a barba dos sonhos depois de realizar um implante.
4. Água e sabonete garantem o cuidado com a barba
Mito! Cabelo, pele e barba são coisas diferentes, certo? Por isso, cada um deles precisa de produtos específicos para o seu cuidado.
Mesmo o shampoo para cabelos não é indicado para a higiene da barba, uma vez que a pele do couro cabeludo é bem diferente daquela encontrada sob os pelos faciais.
Na hora de cuidar da barba, opte por produtos específicos para esse fim, evitando o ressecamento dos fios e o surgimento de problemas como a coceira e a caspa.
5. A barba cresce mais rápido no verão
Verdade! O calor provoca a vasodilatação. Como consequência, o sangue circulará mais rapidamente, nutrindo melhor o folículo piloso e estimulando o crescimento.
Outros mitos e verdades sobre barbas
Não são apenas esses 5 fatos sobre barbas que são propagados aos quatro ventos. Há ainda alguns outros que merecem nossa atenção.
Mitos:
- lâmina de barbear engrossa os fios;
- a barba leva de 2 a 3 semanas para crescer;
- há produtos e tratamentos milagrosos para fazer a barba crescer;
- raspar a barba todos os dias faz os pelos crescerem mais rapidamente.
- aparar a barba no sentido contrário, engrossa os fios;
Verdades:
- nem todos os pelos da barba crescem com a mesma velocidade;
- barbas tratadas com óleo ficam hidratadas e macias, por isso não arranham;
- a barba é um bloqueador natural da luz ultravioleta;
- quem remove a barba com muita frequência tende a apresentar pelos encravados.
Viu só como há muitas informações imprecisas sobre as barbas? Se você gostou de saber um pouco mais dos mitos e verdades sobre barbas que andam falando por aí, não deixe de compartilhar com seus amigos nas redes sociais!