Muitos barbudos, ao serem convidados para uma entrevista de emprego ou até mesmo os que já estão no mercado, se perguntam até onde o seu visual pode influenciar sua carreira e se a empresa pode proibir o uso de barba no seu ambiente de trabalho. Essa situação é mais comum do que imaginamos, e um tanto quanto polêmica.
Diante disso, o que fazer para evitar possíveis desgastes com as políticas da empresa sem abrir mão do visual que você tanto gosta de ostentar? Para ajudar a esclarecer esses pontos, a gente destacou dicas e conselhos sobre o tema. Vamos conferir?
A empresa pode proibir o uso de barba ou não?
Teoricamente, uma empresa proibir o uso de barba pode configurar preconceito e discriminação contra o colaborador, conforme os termos do artigo 456-A, da CLT. Já na prática, sabemos que não é bem assim que funciona em todas as empresas e que, historicamente, algumas encaram barba, tatuagem e até o estilo de se vestir como fatores indesejados.
Vale ressaltar que certas profissões, de fato, requerem a ausência de barba por uma questão de segurança e proteção. Mas é possível buscar um “equilíbrio” ideal, que seja capaz de agradar ao seu gosto e, ao mesmo tempo, não gerar conflito com as políticas da empresa.
Como cuidar da barba e não torná-la um empecilho na empresa?
Caso a sua empresa seja realmente rígida em relação ao visual dos funcionários, é preciso redobrar a atenção e os cuidados com a barba. Aliás, a questão não é o tamanho ou volume do seu rosto, mas sim a aparência que ele transmite em você.
Ou seja, é totalmente possível ostentar uma barba grande em determinadas empresas, desde que ela esteja bem cuidada e transpareça isso aos demais. Inclusive, esse bom asseio pode refletir em vantagens e diferenciais para você, como seriedade e personalidade. Confira!
Defina um desenho
Um desenho bem alinhado ao rosto demonstra os cuidados básicos e transmite uma imagem mais profissional e séria. Para isso, procure seguir quase que diariamente práticas como aparar as pontas, raspar as “bordas” (em especial na área do pescoço) e manter um volume regular e nivelado. É interessante usar um balm para modelar e preservar o desenho no dia a dia, assim como ter um pente limpo no bolso.
Tenha uma rotina de hidratação
Uma barba ressacada e rebelde não transmite uma imagem legal e, inclusive, pode soar como “desleixo”. Portanto, além da higienização diária com um shampoo e condicionador específicos, tenha sempre consigo um óleo para barba, que manterá os fios hidratados e com brilho natural, sem falar na proteção contra os raios ultravioletas e outros fatores que podem contribuir com o ressecamento dos pelos e da pele.
Evite certos procedimentos
A empresa não pode impedir diretamente o uso de barba. Aqui vale o bom senso do colaborador: Então, é indispensável que a higiene da sua barba esteja em dia e de preferência mantenha a barba bem asseada (limpa, penteada/escovada, alinhada, etc).
Enfim, se você queria saber se uma empresa pode proibir o uso de barba, ficou claro que não se trata só de uma questão legal. A palavra-chave é equilíbrio. Como profissional e barbudo, você também precisa prestar atenção ao posicionamento dos superiores em relação ao assunto para entender quais medidas têm a intenção de garantir sua segurança e a de terceiros e quais se caracterizam como preconceito e discriminação.
Curtiu? Quer mais dicas sobre o universo da barba? Então, assine nossa newsletter e receba as próximas publicações em primeira mão!
Bom senso o c@ralho
De fato isso se concretiza preconceito. Pois é de direito do colaborador mas fazem questão de deixar a resposta subentendido, qualificando quase que diretamente a responsabilidade, “bom senso” ao colaborador.
Quero saber se a empresa pode proibir o uso de barba e se a pessoa pode ser demitido por causa da barba
Tambem to querendo saber essa resposta. pois eu uso a barba baixinha e to usando pq tenho alergia e to levando advertencia uma atras da outra até levar justa causa! ja pedi pra me mandarem embora mas a empresa não quer mandar embora
Então o cidadão trabalha com alimentos ou é um cirurgião quer continuar com a barba?! Quer encontrar pelos na comida ou ter uma infecção por causa de um objeto estranho ao organismo?! O cidadão vai assumir a multa imposta a empresa?! Se quer manter a muda de emprego ou profissão.
Milla, raramente o homem que trabalha nessas áreas que você listou é injustamente impedido de usar barba, eles já tomam as medidas necessárias para evitar que ocorram qualquer problema. Estamos falando especificamente de diversas atividades que não envolvem alimentos e saúde onde por puro preconceito os funcionários são impedidos de usarem barbas. Por exemplo: já ouvimos relatos de vendedores de automóveis serem impedidos de usarem barba; Recepcionista de hotel; auxiliar de manutenção industrial e muitos outros.
Mas o que vc me diz de um vigilante ?obs: não é militar
Justiça nessas empresas ,desde o colaborador não trabalhe em area de produção aliment ares, não vejo problema
E o que tem a ver barba em área de produção alimentar? Não digo barba grande, mas sim aquela de 3 dias com 1mm de comprimento.
Não faz sentido essa cobrança de raspar a barba, sendo que os braços que ficam muito mais perto dos alimentos, são cheios de pelos compridos…
Justiça nessas empresas ,desde o colaborador não trabalhe em area de produção aliment ares, não vejo problema .
Absurdo! A pessoa ter que ser obrigada a fazer o que os outros querem! 😡
Levei advertência da empresa que trabalho, os caras nao pagam direito nem FGTS, ao contrário deles, meu trabalho e impecável!
Obs; minha barba e desenhada e feita toda semana, baixinha, pq da alergia severa, expliquei, porém querem da justa causa esses argolados 🤦🏻
A empresa que tem contaminantes ambientais ela não só pode e deve exigir que seus funcionários que ficam expostos a estes agentes e que façam uso de proteção respiratória não possam fazer uso de barbas, bigodes e costeletas.
Isso esta contido no PPR da FUNDACENTRO (PPR Programa de Proteção Respiratória) e também esta baseado na CLT Art. 166.
Não pode exigir por motivos estéticos.
Olá
estou fazendo uma seleção para trabalhar em posto de gasolina abastecendo carros… “frentisa”
são 3 etapas .. a primeira no posto…. a segunda chamada de video whatzap e ainda não sei pois ao passar na segunda etapa a mulher do rh que esta fazendo a seleção disse a mim assim…
vi que você usa barba e é extremamente proibido pela empresa você esta disposto a tirar a barba para trabalhar na empresa se não estiver a gente para o seu processo seletivo agora mesmo não tem problema…
eu disse que tirava pra ver o que ela iria falar
ai ela disse tem certeza ne porque se você for contratado e não tirar ,vai levar advertência, suspenção e ate demissão por causa da barba..
ai eu disse sim quero continuar ai ela disse OK ATE UMA SEMANA EU DIGO SE ,VOCÊ PASSOU OU NÃO.
Que absurdo pra abastecer carros e pode isso é ?
o que faço nessa situação eu não queria tirar a barba e quero e preciso trabalhar inclusive o ultimo posto que trabalhei usa barba normal…
como devo proceder?
Olá Jonathas,
Poxa, realmente entendo perfeitamente sua indignação. Não há sentido que para a atividade de frentista a empresa exija a remoção da barba. Para nós é evidente de que isso se trata de discriminação baseado em preconceitos atrasados já que o uso de barba não irá interferir em nada no desempenho da sua função.
Caso a empresa venha a te demitir por justa causa, eles precisam provar que o uso da barba estava prejudicando o pleno desempenho da sua função e caso não possam provar você pode ir ao Ministério Público do Trabalho e recorrer à decisão já que o uso de barba não é está listada como uma possível razão de demissão por justa causa de acordo com o artigo 482 da CLT.
Em locais onde é necessário o uso de mascaras respiratória para proteção da saúde do colaborador, a empresa pode obrigá-lo a rapar a barba?
Olá Juciene, ambientes de trabalho onde o uso de barba pode, comprovadamente, comprometer a segurança do empregado e de outras pessoas, a empresa pode exigir que o funcionário barbeie-se. Dito isso, há modelos de máscaras que podem ser utilizadas com barba, dependendo do comprimento/volume da barba, sem comprometer a segurança/saúde, como apontam pesquisas.