A utilização de produtos não indicados para essa região do rosto, água muito quente e falta de hidratação podem deixar a pele ressecada
A pele do rosto é a mais sensível de todo o corpo. Sabia disso? Sua espessura é muito mais fina que a da pele normal. Por conta disso, cuidados precisam ser tomados para evitar que essa região fique com a pele ressecada, com coceiras e até mesmo caspa.
Nenhum barbudo que se preze quer sentir na pele o incômodo do ressecamento e dá coceira. Sendo assim, esse post vai te ajudar a manter os cuidados certos e evitar que isso aconteça com você, brother!
Fique atento à temperatura da água durante a limpeza
Banhos quentes são ótimos, relaxantes e revigorantes… mas não para a sua barba e pele do rosto. Em temperatura muito elevada, a água pode retirar parte do manto hidrolipídico, que funciona como uma película protetora e mantém a pele naturalmente hidratada.
Quando lavada em água muito quente, a pele pode ficar com um aspecto rachado, irritada ou com coceira. Por conta disso, na hora de fazer a limpeza diária dessa região, dê preferência para uma água morna ou fria.
Evite utilizar produtos não específicos para barba
Nada disso de pegar o primeiro produto que viu na frente e lavar o rosto e a barba com ele. Imagina só que um shampoo de cabelo é feito para remover os resíduos do couro cabeludo, que é sabidamente MUITO mais oleoso do que a pele do rosto e você quer esse mesmo no rosto. Quais as chances de sair algo bom? Deixe o shampoo de cabelo somente para o seu cabelo e opte por um Shampoo para barba.
Por ser desenvolvido especialmente para essa região, ele limpa profundamente os fios e remove as impurezas acumuladas sem agredir a pele do rosto. Pode ser usado diariamente para a limpeza do rosto e barba, afinal, para evitar a pele ressecada e coceira, a higiene correta é fundamental.
O mesmo vale para qualquer outro produto que você pretende utilizar nos fios, escolha aqueles feitos para a barba, já que possui componentes que não agridem tanto a pele do rosto.
Aposte também na esfoliação
Depois de higienizar o rosto, vale também fazer uma esfoliação no rosto e barba. O Esfoliante para Rosto e Barba limpa a pele e os fios sem ressecar. Além de tudo, ele permite uma renovação celular, abre os poros, previne os pelos encravados e proporciona um crescimento saudável dos fios.
Intensifique a hidratação para evitar a pele ressecada
Agora, para evitar de vez o ressecamento, aposte na hidratação. É certeira e não tem erro. Para quem sofre de coceira, serve como um calmante e previne seu surgimento. O ressecamento da pele também pode provocar descamação que por si só vai trazer algumas características bem desagradáveis, então evite isso!
Na hora de fazer a hidratação, utilize produtos hidratantes para o rosto e barba. Duas boas opções são o Balm para Barba , que envolve os fios da barba em uma fina camada e ainda traz volume. Seu efeito hidratante é proveniente da combinação entre manteiga de karité, óleo de argan e semente de uva.
Você pode utilizar em conjunto com o Balm, o Óleo para Barba – simultaneamente ou em momentos diferentes do dia, conforme explicamos nesse post aqui Com uma combinação de óleos naturais, ele traz hidratação e deixa a barba forte, saudável e protegida. Além disso, sua composição de óleo de argan e óleo de semente de uva, reduz a irritação na pele e minimiza a coceira, sem deixar a pele oleosa.
E aí, parceiro? Deu para aprender como evitar que a pele sob a sua barba fique ressecada? Cuide da temperatura na hora da limpeza, utilize produtos feitos para a barba, faça esfoliação e hidratação no rosto e barba.
Com as dicas desse post, o ressecamento da pele, a coceira e a caspa ficam bem longe dessa barba cheia!