Algumas pessoas acreditam que a barba ajuda a controlar a oleosidade do rosto, mas, na verdade, ocorre o contrário. A barba costuma estimular a produção das glândulas sebáceas, aumentando a oleosidade da região.
Essa oleosidade em excesso pode ocasionar inflamações na pele, vermelhidão, descamação e dermatite seborreica. Quando isso ocorre, a barba descama, resultando em falhas. Nos casos mais extremos, alguns microrganismos podem acometer a pele e agravar o quadro.
Muitas coisas podem acontecer à barba se não forem tomados cuidados de limpeza e se não for feito o uso de produtos adequados. Aprenda quais são neste post.
Qual a relação entre a barba e a oleosidade do rosto?
A barba aumenta a produção das glândulas sebáceas presentes no rosto. Além disso, a pele elimina suor e gorduras para formar uma película de proteção e lubrificação, e essa produção se intensifica com a barba.
Em excesso, a oleosidade pode fechar os poros, causar inflamações, foliculite (pelos encravados) e espinhas.
Quais os cuidados necessários para diminuir a oleosidade da barba?
Só água e sabão não bastam para retirar o excesso de oleosidade, sujeira, restos de comida, impurezas e células mortas. Veja quais os principais cuidados com a barba:
Limpeza diária
A limpeza deve ser feita uma ou duas vezes ao dia, no banho ou após as refeições. Os produtos mais indicados são shampoo e sabonete específicos para o rosto.
O shampoo próprio para barba apresenta uma fórmula que não faz mal ao rosto, tem as especificidades para controlar a oleosidade da face e elimina as impurezas.
Também há sabonetes antissépticos específicos para a barba, elaborados com formulações que não agridem a pele e a hidratam.
Esfoliação uma vez por semana
A esfoliação permite retirar as células mortas que a limpeza não conseguiu e renovar a pele, o que evita o fechamento dos poros e, consequentemente, o aumento da formação de pelos encravados. Para esse fim, utilize um gel esfoliante ou pasta de limpeza.
A ação do pó de café verde presente na pasta limpa, esfolia a pele e abre os poros; assim, os novos fios podem crescer saudáveis.
O esfoliante desobstrui os poros, favorecendo o crescimento dos fios sem inflamações na pele. Sua ação refrescante suaviza a pele.
Hidratação sempre
A hidratação é indispensável para a barba, principalmente se você seguiu os passos anteriores. Ela impede que as glândulas sebáceas trabalhem mais para compensar o ressecamento causado pela ação do tempo, limpeza e outros fatores.
Para a hidratação, o ideal são os balms e óleos. O balm é um produto com uma textura semelhante a um creme, cuja função é hidratar a pele e pelos faciais, deixando a barba mais moldável. Dessa forma, é possível controlar melhor os fios. Tem alto poder de absorção, aumentando o volume.
Ideal para uso após a limpeza, o óleo para barba hidrata e ajuda no crescimento saudável dos fios. Ele também fortalece, condiciona e proporciona maior brilho.
Para manter uma boa aparência, é preciso que o homem tenha cuidados especiais com sua barba, que pode passar uma aparência desleixada se não for bem tratada. Uma barba mal cuidada pode comprometer a saúde da pele e a autoestima.
Para isso, é importante ter seu próprio kit para o trato do rosto e barba com os produtos indicados neste post, que ajudam não só no controle da oleosidade do rosto como também no bom aspecto da imagem pessoal.
Resolvemos sua dúvida? Aproveite e veja também como escolher os produtos adequados para a barba!
Alguem sabe dizer se posso usar o pos barba como se fosse balm?